Transporte público: com renovação da frota e licitação do serviço, Aracaju avança em mobilidade urbana
25/03/2024 10:22 em Publieditoriais

INFORME PUBLICITÁRIO

A Prefeitura de Aracaju tem se debruçado para garantir uma mobilidade urbana que proporcione maior fluidez e acessibilidade, permitindo aos seus habitantes, principalmente no quesito transporte público, deslocamentos confortáveis e mais seguros, sempre dialogando com o que há de mais moderno nos grandes centros urbanos do país.

Um exemplo desse avanço significativo no transporte público local ocorreu no último dia 18, como parte das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, quando 20 novos ônibus foram integrados ao sistema de transporte público na Grande Aracaju, 11 dos quais viabilizados pelo subsídio de R$24 milhões concedido pela Prefeitura às empresas de transporte para garantir o congelamento da tarifa e a renovação da frota.


Os outros nove veículos foram adquiridos com recursos próprios da empresa Viação Atalaia. Esses novos veículos irão operar nas linhas de grande demanda, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários da região metropolitana de Aracaju que, além da capital, compreende os municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.



De 2019 até 2023, a gestão municipal integrou ao sistema 141 novos veículos, os quais somam-se, agora, a esses 20 veículos recém-entregues, totalizando 161 novos ônibus em circulação, beneficiando 170 mil passageiros diariamente.

Em outra frente, também de modo a ampliar a renovação da frota, a Prefeitura de Aracaju aderiu, recentemente, ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, visando a compra de mais 40 novos veículos para a cidade. Essa iniciativa proporciona uma linha de crédito para que as prefeituras e governos estaduais possam adquirir ônibus e estabelecer contratos de comodato com as empresas de transporte, promovendo, assim, mais investimentos na renovação da frota e na qualidade do transporte público.

O gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles, explica que esses novos ônibus vão atender às principais linhas que têm maior volume de passageiros. "É uma pauta que preocupa e sempre teve a atenção da Prefeitura. A entrega representa uma medida de avanço na questão da qualidade da mobilidade urbana. São vinte ônibus, dos quais onze são fruto do investimento da Prefeitura, que congelou a tarifa e permitiu a questão da renovação da frota de onze carros. Os ônibus novos não vão atender só a Aracaju, mas também à região metropolitana”, destaca Renato Telles.


O que há de melhor
Equipados com tecnologia Euro 6, esses novos veículos possuem avançados sistemas de controle de emissões de poluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, zelando pela saúde da população.

Além disso, os novos ônibus contam com recursos adicionais, como validadores com biometria facial, sistema de câmeras, monitoramento por GPS, sistema de segurança "Anjo da Guarda" que garante o fechamento das portas durante o trajeto, limitador automático de velocidade, sistema de telemetria e campainhas sem fio com botões em Braille, garantindo acessibilidade para todos os passageiros.

“São carros modernos, com tecnologias que respeitam o meio ambiente. Esses veículos têm motores Euro 6, que são muito menos poluentes, mais silenciosos e que proporcionam mais qualidade para o motorista que trabalha no dia a dia, além de conforto para o usuário”, frisa o superintendente da SMTT.

De acordo com Bruno Michel Rodrigues dos Santos, busólogo e mecânico de aeronaves, a nova frota é, de fato, de última geração. “Hoje eu digo que é o que tem de melhor no mercado, no segmento urbano, em questões de diminuição de poluentes que ajudam o meio ambiente e preservam a nossa saúde. Melhora muito a frota, porque sabemos que no pós-pandemia, muitas empresas sofreram com a degradação da frota. E saber que a Prefeitura e algumas empresas estão renovando, estão dando o que têm de melhor para os trabalhadores e usuários, é muito animador”, elogiou.

Larienne Santos Feitosa, arquiteta e urbanista, também reconhece a importância da ação da Prefeitura. “É um grande avanço. Eu faço parte, desde criança, do transporte público de Aracaju e ainda sou usuária, mesmo depois de formada e já no mercado de trabalho. Então, eu passo a maior parte do tempo em alguns locais, a exemplo do conjunto Augusto Franco (em Aracaju), do Marcos Freire (Nossa Senhora do Socorro). Quase toda semana eu fico em um lugar diferente. A depender de onde vai ser meu trabalho, eu fico onde for mais vantajoso para mim. E aí eu uso muito o transporte público. Então, para mim, é ótimo”, comemora.



Tarifa congelada
Em uma assembleia extraordinária do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, realizada em 22 de novembro de 2023, com a presença dos prefeitos das quatro cidades, do governador de Sergipe e demais membros da autarquia, a gestão da capital anunciou o congelamento da tarifa e a concessão de um subsídio pela Prefeitura de Aracaju para o transporte público da região metropolitana, beneficiando diariamente 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões de passageiros ao mês.

Licitação histórica
No último dia 19 de março, os membros do Consórcio Metropolitano do Transporte Coletivo anunciaram novas medidas em relação ao edital da licitação do serviço na Grande Aracaju. Durante o encontro, que ocorreu na prefeitura da capital, ficou definido o calendário de publicação do edital, oqual ficará disponível para consulta pública a partir do dia 22 de março, de forma virtual e aberta para a população dos quatro municípios que compõem a região metropolitana.

O documento também ficará à disposição da análise de órgãos de controle e das empresas que demonstrem interesse em concorrer ao processo. Após a análise técnica das sugestões recebidas da sociedade por meio desta consulta, a previsão é que a publicação do edital para que as empresas possam concorrer ao processo licitatório ocorra no dia 22 de abril. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!