A ansiedade dos jogadores e a frieza do técnico
08/12/2021 08:59 em Política

A candidatura que disputará a sucessão do atual governador Belivaldo Chagas é o assunto que se encontra no topo das pautas políticas em qualquer canto do estado, ainda mais quando se tem algumas e boas opções, cada um com seu perfil.

O que já foram cinco, agora continuam quatro, de onde deve ser anunciado o nome do candidato do grupo do governo, salvo qualquer intercorrência, o que é pouco provável a essa altura da pré temporada. Continuam listados os deputados federais Fábio Mitidieri e Laércio Oliveira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o conselheiro do TCE, Ulices Andrade.

Todos sabem que o comando técnico é do governador, mas também devem estar convictos que não é apenas o anúncio de Belivaldo que definirá uma cabeça de chapa competitiva capaz de enfrentar a disputa com chances de vitória. É preciso consolidar a unidade, ainda que já exista a dissidência do Partido dos Trabalhadores do bloco, para construir todos os espaços majoritários sem traumas que possam provocar rupturas.

Comando indefinido

Enquanto os pretensos jogadores próximos de Belivaldo se apresentavam para a torcida, ele vivia uma angústia com um processo de cassação no TSE, inclusive com ocorrências externas, a ponto de existir uma possível operação para que o resultado não lhe favorecesse, e por consequência, nem governo, muito menos liderança do processo sucessório do bloco. Como não é novidade que o "jogo é bruto" na atmosfera política, existiu sopro de que até aliados estavam envolvidos na operação para ver o governador derrotado na Corte Suprema Eleteitoral. É o tal "fogo amigo".

Belivaldo sempre se apresentou com tranquilidade diante do processo, mas, nenhum julgamento permite convicção plena de um desfecho contra e, ou a favor. Ele preferiu tocar o governo e discutir eleição mais adiante, até mesmo porque uma decisão desfavorável no TSE desarrumava tudo que estivesse construído, e com o "apito" soprando para poucos lhe ouvir. 

6 x 1

Pronto. Com o placar favorecido, Belivaldo é governador até o final de 2022, e a liderança natural do processo sucessório está firmada, com a turma observando seus movimentos para a escolha do candidato do bloco. Um experiente político e aliado do "galeguinho" me disse: "Se bem conheço Belivaldo, ele resolverá uma coisa de cada vez. Primeiro o seu processo que já está definido, depois o imbróglio no Tribunal de Contas entre Flávio Conceição e Suzana Azevedo, também já resolvido, e por fim a escolha do nome para disputar sua sucessão". E arrematou: "E ele está certíssimo. Quem queria estar na pele dele com um processo no TSE pela cassação? Ninguém".

Vida que segue

Pois é! Vai tudo dando certo nas etapas que Belivaldo já enfrentou, e de forma cirúrgica analisa todos os cenários eleitorais possíveis para cravar mais uma, e sair com uma candidatura forte, e de todos os aliados que concordarem com a decisão. Não é fácil. O processo mexe com o desejo e ansiedade de todos os pretensos candidatos, mas, política com emoção está fadada ao fracasso. É preciso muita razão, analisando os pormenores, e encaixar cada peça no seu devido lugar sem trauma.

Uma reunião marcada e depois adiada que aconteceria na última segunda-feira aguçou a galera, que depois viu o comandante simplesmente botar um pouco mais pra frente. Para quem imagina ser uma questão apenas de agenda, pode ter certeza que Belivaldo está primeiro arrumando cada "abóbora" na sua carga, para evitar um freio brusco no percurso tentando ajeitar a desarrumação. Coisa de técnico que age com muita frieza vendo o jogo fora das quatro linhas.

O governador pode até ter no bolso do seu paletó um nome já definido, todavia, para quem deseja ver seu time vencedor, precisa ouvir opiniões, sentir a temperatura dos possíveis times adversários, além de discutir com o próprio elenco a melhor estratégia. Para isso, a tranquilidade dentro do ambiente deve ser o primeiro item da pauta a partir do primeiro encontro coletivo, e é exatamente isso que Belivaldo está trabalhando com toda sua expertise.

Como roda nos grupos de whatsaap as figurinhas com o "galeguinho", nesse momento as boas legendas seria: "Se acalmem!", "Tô só observando!"

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!