Câmara realiza audiência pública para discutir o atendimento da pessoa com doenças raras
18/12/2021 05:25 em Política

Na próxima segunda-feira, 20, às 9h, será promovida, pela Câmara Municipal de Aracaju, a Audiência Pública “Diretrizes para o Atendimento das Pessoas com Doenças Raras na Rede de Atenção à Saúde: Diagnósticos e Tratamento”. A reunião pública, que é de autoria do vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Doenças Raras e Acessibilidade, Sargento Byron (Republicanos),  contará com a participação de especialistas, representantes do movimento em defesa dos direitos do grupo e técnicos dos órgãos responsáveis pela gestão das políticas públicas destinadas a essa parcela da população.

“Regulamentação do atendimento das pessoas com doenças raras. Quais os papéis do Município, Estado e Governo Federal?”, “O atendimento das pessoas com deficiência no terceiro setor: entraves e possibilidades” e “Os desafios da Atenção Básica na identificação e encaminhamentos para a Média e Alta Complexidade”, são alguns dos temas a serem tratados no encontro, que vai acontecer de maneira virtual.

A audiência pública contará com as participações da Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra e patologista clínica, atual coordenadora da Câmara Técnica de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina (CFM);  Helena Pimentel, médica geneticista da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador; Dra. Fátima Azevedo, médica geneticista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC); além de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e de representantes de instituições do terceiro setor.

O vereador Sargento Byron entende que Aracaju precisa avançar no tocante das discussões e na oferta das políticas de acolhimento, identificação das doenças e nos encaminhamentos para a rede de tratamento. “Essas discussões são muito importantes porque, pelo que já percebemos, há equívocos quanto ao atendimento a esse grupo de pessoas tão invisibilizado. Precisamos ser referências, a nossa cidade tem tudo para ser. Vamos contar com especialistas que discutem o tema no âmbito nacional. Sem dúvida, será um momento muito rico de aprendizado e construção”, avalia o parlamentar.

Em virtude da Covid-19, respeitando as restrições impostas pelos Decretos Estaduais e Municipais, a audiência será transmitida pelos canais oficiais: TV Câmara Aracaju (canal aberto 5.3), Sky (305.3), Net (8), pelo YouTube, através do site www.aracaju.se.leg.br e também por meio do aplicativo Ascom CMAJU (sistemas IOS e Android).

Por Pábulo Henrique, assessor de imprens

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!