Após dois anos, Marinete do Forró volta a circular pelos pontos turísticos de Aracaju
21/01/2022 09:42 em Política

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e em parceria com a Viação Progresso, retomou a Marinete do Forró, um importante atrativo turístico da cidade, reunindo a imprensa e o trade turístico local, nesta quinta-feira, 20, para o primeiro tour do veículo desde o início da pandemia. Para o público geral, o serviço está disponível a partir desta sexta-feira, dia 21.

Gestor da Semict, Jorge Fraga destaca a importância de retomar a circulação da Marinete neste período de alta temporada turística. “A Marinete do Forró estava desativada por dois anos em função da pandemia e agora nós estamos retomando essa ação e trazendo de volta para circulação. A Marinete é de suma importância, porque é um produto diferenciado que atrai o turista e nada melhor do que ver o turista se sentir bem, de uma forma lúdica e de uma forma alegre, com forró, música nordestina local e dançarinos, levando esse turista para conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju”, explica.

O superintendente da Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Maurício Gonçalves, está com boas expectativas para a economia do turismo que a Marinete do Forró deve promover ao voltar a circular.

“Ações como essas estimulam a economia e a partir do momento em que a Marinete do Forró volta a funcionar, você mostra ao turista não só nossa cultura, arte, música, mas também faz circular a economia. Essas pessoas vão para os principais pontos turísticos na Marinete e lá vão consumir mais, o que vai gerar mais renda. A Fecomércio/SE elogia esta ação da Prefeitura de Aracaju. Estimulando o turismo estará estimulando a economia e todo mundo ganha com isso”, disse.

Maria Divani trabalha como guia de turismo na capital sergipana há mais de 12 anos e está empolgada por poder, depois de dois anos, voltar a convidar os turistas que estão na cidade para conhecer o atrativo e sair desfrutando das belezas da capital sergipana ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo do autêntico forró pé de serra.

“Estou feliz de reencontrar a Marinete do Forró, eu venho sonhando com esse retorno há muito tempo e já avisei a todos sobre a dinâmica dela, de como ela funciona. Os turistas já estão para fazer esse passeio. A Marinete faz parte da cultura de Sergipe, é o amor ao forró, o amor a alegria, o amor à vida. Ela resgata nesse período que vivemos, a alegria que o brasileiro vinha buscando há muito tempo. Quando o turista chega em Sergipe, aqui em Aracaju, ele vê essa alegria e esquece de tudo”, afirmou entusiasmada.

Também guia de turismo, Caius Marcellus está na capital sergipana com um grupo de 40 pessoas. Todos são de Natal, no Rio Grande do Norte, inclusive o próprio Caius. Impressionado com a simplicidade e beleza que a Marinete oferece para o turista, o guia disse que pretende levar a mesma ideia para a sua cidade.

“A Marinete é um atrativo incrível, eu pretendo levar esse modelo para copiar lá em Natal, porque eu achei isso uma forma de agregar valores, a forma da regionalização que está sendo cada vez mais interpretada através de um resgate dentro das facilidades que nós temos no turismo. É um enorme prazer poder aproveitar todos os atrativos que o município está investindo em uma das atividades mais importantes, que é o turismo”, pontuou Caius.

Roteiro da Marinete
Nas quintas e sextas-feiras, a Marinete do Forró funciona a partir das 14h30, horário em que o ônibus parte dos Arcos da Orla da Atalaia em direção ao Largo da Gente Sergipana, na avenida Ivo do Prado, seguindo para a Orla do Bairro Industrial e para o Centro de Artesanato Chica Chaves. Logo depois ela realiza o caminho de volta, desta vez passando pelos Mercados Centrais, pela Catedral Metropolitana e também no Centro de Turismo para depois se dirigir à Orla da Atalaia para o desembarque dos passageiros, que acontece no Posto de Atendimento ao Turista.

Já aos sábados, o horário é diferenciado, às 15h30. De lá, a Marinete segue por um passeio por toda a extensão da orla marítima de Aracaju, seguindo para a Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, e em seguida retorna para a Orla da Atalaia, com previsão de chegada às 18h30. O desembarque dos passageiros é realizado no Posto de Atendimento ao Turista.

Reserva de vagas
Para participar do city tour da Marinete do Forró é necessário agendamento prévio e presencial no Posto de Atendimento ao Turista, localizado nos Arcos da Orla da Atalaia, de quinta-feira à sábado, das 9h às 13h.

Para agendar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vacina (cartão de vacinação ou certificado do Ministério da Saúde, emitido pelo Portal Conecte SUS). É possível agendar para o mesmo dia ou dias seguintes, desde que seja da mesma semana.

Após a reserva, o interessado receberá uma pulseira que dá acesso ao ônibus no dia escolhido para o passeio. Para mais informações sobre a Marinete do Forró, aracajuanos e turistas podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, através do telefone (79) 99152-2790.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!