Defesa Civil na Escola: projeto leva vídeos educativos a alunos da rede municipal
19/04/2022 14:29 em Últimas Notícias
Com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, exibirá vídeos educativos em unidades de ensino do Município. Intitulado “Defesa Civil na Escola”, o projeto tem como público-alvo alunos da rede municipal com idade entre 11 e 12 anos. No primeiro momento, quatro escolas foram definidas para receber a atividade piloto.
 
A primeira das unidades na qual os vídeos serão exibidos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jaime Araújo, no bairro Soledade. Conforme o secretário da Defesa Social e Cidadania, major Silvio Prado, nas quatro escolas que receberão o piloto, além dos vídeos, uma equipe da Defesa Civil desenvolverá uma dinâmica com os alunos. “Nas demais 42 unidades de ensino fundamental da rede, os vídeos serão inseridos dentro da disciplina de Ciências, como um conteúdo complementar”, destaca. 
 
O secretário explica ainda que o projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, está dentro das metas do Aracaju Resiliente e o público-alvo foi definido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). 
 
“São quatro vídeos, elaborados pela Secretaria Municipal da Comunicação [Secom], que trazem conceitos de resiliência, além de mostrar o papel da Defesa Civil e como a população pode ajudar a cidade. O objetivo é contribuir para que esses alunos se tornem cidadãos mais conscientes do meio em que vivem, sabendo atuar em situações de risco e, principalmente, sabendo minimizar os riscos aos quais estão expostos, assim como serem propagadores desses conhecimentos”, ressalta Silvio Prado. 
 
Temas
 
Ao destacar os temas abordados nos vídeos, o secretário frisa que os assuntos foram definidos por serem os mais importantes em relação à resiliência. “Conscientizando os alunos sobre esses temas, temos condições de formar cidadãos mais conscientes e fazer com que a cidade se torne mais resiliente. Não adianta somente a Prefeitura ter ações de resiliência, dentro dos dez passos de resiliência, é preciso, também, que as pessoas tenham consciência do seu papel e atuem de maneira resiliente”, enfatiza. 
 
De maneira dinâmica, com abordagem simples e direta, o primeiro vídeo apresenta os pilares de atuação da Defesa Civil: prevenção, preparação, resposta, mitigação e recuperação. Dentro desse tema, são explicadas as funções da Defesa Civil e como o órgão municipal atua nesses cinco pilares. 
 
Já o segundo vídeo aponta a diferença entre ameaça, vulnerabilidade e área de risco, exemplificando quais fatores devem chamar a atenção das pessoas para que elas possam acionar os serviços da Defesa Civil ou sair do local.
 
O terceiro vídeo informa sobre os canais de comunicação da Defesa Civil. Atualmente, o órgão possui o serviço de alerta via SMS, através do cadastro pelo número 40199, e o canal de comunicação direta, o 199, que desde 2017, já registrou três mil ocorrências cadastradas, uma demanda reprimida. "Por este canal, a pessoa não aciona somente a Defesa Civil, mas todo o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura”, acrescenta o secretário.
 
O quarto e último vídeo trata sobre o descarte irregular de lixo e da  importância da conscientização das pessoas, mostrando as consequências de ações que, aparentemente, são inofensivas, mas que, acumuladas, podem causar grandes problemas. 
 
Disponibilidade
 
Além de serem exibidos nas Emefs do Município, a Prefeitura também deixou os vídeos disponíveis através do canal da administração municipal no Youtube:
 
 
secom/Aju
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!