PSTU apresenta Elinos Sabino como pré-candidato a governo de Sergipe
28/04/2022 20:34 em Últimas Notícias

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e o Polo Socialista Revolucionário de Sergipe apresentam a pré-candidatura de Elinos Sabino a governo de Sergipe. Essa pré-candidatura representa um projeto alternativo e independente da classe trabalhadora, que vem sofrendo com as mazelas das crises, das políticas governamentais e do capitalismo.

As necessidades da população sergipana, agravadas pelas crises econômica, sanitária e ambiental, exigem medidas que nem o governo atual nem o petismo e seu velho projeto de conciliação de classes, e muito menos o bolsonarismo, são capazes de atender.

“Estamos vendo a maior parte da população sergipana e do Brasil com fome, desempregada, precarizada e com baixos salários. Além disso, temos visto a saída da Petrobras de Sergipe, a destruição do meio ambiente, o aumento das opressões e a falta de apoio aos pequenos negócios. Paralelamente, vimos o desmantelamento e a entrega do país aos oligopólios, aos super-ricos internacionais e aos seus sócios nacionais – o que tem ampliado o número de milionários e bilionários no país. Considero inaceitável esta situação e minha pré-candidatura, portanto, expressa um projeto alternativo, independente e socialista, ancorado no atendimento das necessidades dos trabalhadores e dos mais pobres de Sergipe”, destaca Elinos.

Elinos e o Polo Socialista Revolucionário estarão juntos com Vera, pré-candidata do PSTU à presidência da república, construindo esta alternativa socialista que inicia na luta pelo Fora Bolsonaro e Mourão – principais responsáveis por boa parte das mortes na pandemia e pelo aprofundamento da crise econômica existente no país.

Para Elinos, os capitalistas e seus defensores não abrirão mão de “seguir rapinando o estado”. “Para mudar a vida do povo sergipano de verdade é necessário implementar um programa com medidas profundas e se apoiar em uma ampla mobilização social. Por isso, vamos construir e apresentar, combinado com o nosso programa, uma nova forma de governar através de conselhos populares, espaços democráticos em que a população poderá deliberar e controlar diretamente suas demandas e representantes”, explica.

Elinos, o PSTU, e o Polo Socialista Revolucionário visitarão diversas cidades sergipanas durante os meses de maio, junho e julho, realizando seminários e atividades para construir um programa socialista para Sergipe. Será uma construção aberta, coletiva e contará com trabalhadores/as, movimentos populares, mulheres, juventude, quilombolas, comunidade LGBTQIA+ e todos/as aqueles/as que queiram construir uma alternativa independente para Sergipe. Na elaboração dos seminários, somaremos as contribuições, acúmulos e experienciais estaduais com a Contribuição do PSTU ao Polo.

As candidaturas de senador/a, vice e demais candidaturas proporcionais seguem em discussão interna e serão apresentadas nos próximos dias.

Sobre Elinos Sabino

Elinos Sabino dos Santos tem 58 anos, é casado e é pai. Nasceu em São Carlos, São Paulo, e aos 6 anos veio para o município de Lagarto, interior de Sergipe. Para contribuir com o sustento da família, Elinos trabalhou desde criança como vendedor, depois atuou como trabalhador rural, professor e, atualmente, é servidor público federal. Desde cedo, Elinos entendeu o que era a injustiça social, mas foi na idade adulta que compreendeu a necessidade de se organizar para a construção de uma sociedade igualitária e socialista. Com mais de 40 anos de militância social, já foi parte da luta dos trabalhadores/as rurais e da reforma agrária, ajudou a construir e organizar a luta de professores/as e é parte da luta pelos direitos dos servidores/as públicos federais e dos trabalhadores de Sergipe e do Brasil. Esteve presente, ao lado dos trabalhadores/as, nos principais movimentos políticos no estado e no país, nas últimas décadas. Desde a luta pelas Diretas Já, Fora Collor, Jornadas de Junho 2013 e as greves gerais. Com o início da pandemia, lutou também pela vacinação e pelo auxílio para a população, somando forças ao movimento “Fora Bolsonaro”. É fundador do PSTU Sergipe, já tendo participado de outras eleições. A última foi como candidato a vice-prefeito de Aracaju, quando compôs chapa ao lado de Vera, em 2016.

Fotos: arquivo pessoal/divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!