Prefeitura de Aracaju amplia testagem para covid-19 e recomenda uso de máscaras em locais fechados
24/11/2022 02:16 em Últimas Notícias
O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu na tarde desta terça-feira, 22,  o Comitê de Operações Emergenciais (COE), para tratar do crescimento dos casos de covid-19 em Aracaju. Nas últimas semanas, a positividade dos exames para detecção do coronavírus subiu de 1% para 31% e crescimento de 24% no número de atendimentos na rede municipal de saúde. Por causa disso, o COE decidiu pela recomendação do uso de máscaras para idosos, imunossuprimidos, em ambientes fechados, em unidades de saúde e no transporte coletivo. O grupo decidiu ainda pelo retorno do Teste Aju. A campanha de vacinação também será intensificada para alcançar, sobretudo, quem ainda não recebeu as duas doses de reforço.
 


“Diante do aumento da proliferação da covid-19 em Aracaju, decidimos, na reunião do nosso comitê, tomar algumas medidas cujo objetivo é evitar uma nova onda da doença na cidade. Por isso, retomaremos o Teste Aju, começando pelo terminal de ônibus dos mercados. Também estamos recomendando o uso de máscaras por pessoas que estejam doentes, por idosos acima de 65 anos, por todas as pessoas em ambientes fechados e no transporte público. E, por fim, fazemos um apelo para que os aracajuanos completem o ciclo vacinal com as quatro doses do imunizante”, declarou 
Edvaldo.


Na reunião, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, apresentou os dados de evolução da doença em Aracaju no último mês, com destaque para o aumento na positividade dos exames: estava em 1,9% há duas semanas e atualmente subiu para 31,6%. Também cresceu a média móvel de casos: estava em 34 casos por dia há duas semanas e, agora, está em 91 casos/dia. 

O atendimento de síndromes gripais nas unidades de saúde teve um aumento de 24,3%. Eram 232 atendimentos/dia há duas semanas e saltou para 288 na última semana, de acordo com a secretária. Quanto à cobertura vacinal em Aracaju, 91% das pessoas acima dos 3 anos tomaram a 1ª dose e 87% tomaram a 2ª dose. Em relação à terceira dose, 77,4% das pessoas acima de 12 anos foram imunizadas, enquanto 59,9% dos adultos receberam a 4ª dose. 
Medidas

Entre as medidas definidas no COE estão o retorno do Teste Aju e a recomendação do uso de máscaras por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Também foi recomendado o uso de máscaras em ambientes fechados, em ambientes públicos do município, nas unidades de saúde e no transporte coletivo. Quanto à vacinação, a Prefeitura reforçará as campanhas de comunicação voltadas a quem não tomou as quatro doses dos imunizantes.

Participaram da reunião os secretários Waneska Barboza (Saúde), Jefferson Passos (Fazenda), Silvio Prado (Defesa Social), Ricardo Abreu (Educação), Simone Passos (Assistência Social), Evandro Galdino (Governo), Renato Telles (Transporte e Trânsito), Augusto Fábio Oliveira (Planejamento), Carlos Cauê (Comunicação), Hallison Souza (Chefia de Gabinete), Sérgio Ferrari (Obras), o procurador geral do município, Sidney Cardoso, além do professor epidemiologista Paulo Martins.

Foto: Ana Lícia Menezes 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!