Dia da Saúde: Prefeitura de Aracaju leva palestras e testes rápidos aos moradores do 17 de Março
29/11/2022 18:52 em Últimas Notícias

A Prefeitura de Aracaju realizou na manhã desta terça-feira, 29, o Dia da Saúde, uma ação que integra o Trabalho Social do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, zona sul da capital. O evento promoveu ações de saúde, como testes rápidos, avaliações e palestras com temáticas voltadas à saúde dos idosos e pessoas com deficiência, higiene bucal, diabetes e saúde da mulher.

A iniciativa da gestão municipal foi realizada pela empresa terceirizada Oliveira Consultoria, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social, e obedece às exigências do programa do Governo Federal, Pró-Moradia.
 
De acordo com a referência técnica do Trabalho Social, Patrícia Oliveira, esta é mais uma ação da Prefeitura que visa integrar a comunidade aos equipamentos sociais, bem como acompanhá-la antes, durante e depois da entrega do Residencial das Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, que está sendo construído no bairro.

“Essa é mais uma ação criativa da gestão municipal. Promover um dia de saúde para essas famílias poderem verificar as taxas de glicemia, pressão, ISTs, entre outros. Também realizamos palestras e, na oportunidade, disponibilizamos kits de higiene pessoal, como creme dental e escovas de dentes. Também traremos questões importantes sobre esse novo cenário da pandemia, conscientizando a população sobre os cuidados com a biossegurança”, destaca Patrícia.

O Dia da Saúde aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, localizado no coração do bairro 17 de Março. Conforme reforça a coordenadora da unidade, Josefa Laurentino da Silva, atividades deste tipo são fundamentais para levar a comunidade aos equipamentos públicos.

“É uma forma de a Prefeitura de Aracaju também mostrar aquilo que faz enquanto trabalho. O Cras, como equipamento da Assistência Social, é porta aberta para toda a população que dela necessita. Aqui não tem cor, não tem idade. É para todos. Esse evento especialmente da Saúde, buscamos principalmente conscientizar as pessoas da importância de cuidar-se e de cuidar do outro. Também é uma oportunidade de trazê-los para o equipamento, conscientizando e sensibilizando essas pessoas, e proporcionando esse momento de interação”, destaca a coordenadora.

Parceria
Os testes rápidos, bem como as orientações de saúde e palestras foram conduzidas também por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), acompanhados da professora. Esta é uma parceria da Prefeitura da capital com a instituição que introduz os futuros profissionais no contexto social.

“Os alunos da instituição sempre participam destas ações de saúde em várias localidades de Aracaju. Nós estamos com estagiários supervisionados da Unidade Básica de Saúde Doutor Roberto Paixão, também localizada no 17 de Março. Eles são estudantes do último período, ou seja, já são quase enfermeiros. Hoje estamos realizando testes rápidos para HIV, hepatite B, C, glicemia capilar. Estamos também verificando a pressão arterial dos usuários, dando as orientações pertinentes à promoção da saúde e trabalhando com a questão da prevenção de doenças. Para nós é uma satisfação muito grande estar participando desses momentos junto ao CRAS”, avalia a professora Maria Paula Futuro.

População satisfeita
Para os moradores da região, a ação foi uma excelente oportunidade para cuidar e aprender sobre fatores importantes para a prevenção de doenças. Dona Gilza Vieira, marisqueira, residente do bairro 17 de Março, diz que se sentiu beneficiada com o Dia da Saúde.

“Eu acho muito bonito porque o atendimento é bom. A gente nunca teve isso. Para nós do bairro 17 de Março é uma benção que chegou aqui, poder fazer esses exames, verificar pressão e tudo mais. Pra mim é uma maravilha”, disse a moradora.

A jovem Fernanda dos Santos conta que fez questão de participar das atividades. “Muita gente não tem essa oportunidade, e tem muitos aflitos em casa por conta da covid-19. Pode avaliar a saúde e receber todas essas informações é muito positivo”, avalia. 

 

 

Foto: Sérgio Silva

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!