Prefeitura de Aracaju realiza nova etapa de concretagem na ponte Juscelino Kubitschek
13/01/2023 07:10 em Últimas Notícias

A reforma e ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia, deixará um marcante legado para a capital, tanto no aspecto da melhoria da mobilidade urbana, quanto do preparo para o futuro.

A obra está em uma fase importante. No momento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a concretagem do último vão de lajes do sentido Centro. Depois, o órgão irá implantar concreto nas duas cabeceiras situadas no lado da região central.

Já estão sendo implantados os guarda-corpos, e será feita a remoção das interferências nos acessos do equipamento, para iniciar a pavimentação asfáltica.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a ampliação da ponte é o símbolo de uma gestão que transforma a cidade e a adapta para o futuro.

“A ponte Juscelino Kubitschek é um equipamento histórico de Aracaju, construído em 1958, e que já apresentava uma defasagem em relação à demanda de veículos da cidade. Por causa do afunilamento na via, ali são registrados congestionamentos, acidentes e outros transtornos. Portanto, a reforma vai trazer mais comodidade e, sobretudo, segurança para os condutores. Iremos construir também passeios para pedestres e uma ciclovia, para contemplar todos os modais e tornar o trânsito mais seguro para todos. Nosso trabalho vai além do básico: estamos buscando uma mudança na estrutura da cidade, que cresce a cada dia”, considera.

Com 160 m de extensão, a ponte será ampliada em 4 m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres.

A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.

Para viabilizar o serviço, a Prefeitura investe R$20.971.282,97, com financiamento celebrado com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Pró-Transportes.

Trânsito
O serviço de concretagem da ponte exige alterações no trânsito. Nesta quinta-feira, 12, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza a interdição parcial da via, no sentido Sul (Centro/Praias). O fluxo será liberado no final do dia. Será montado um binário no sentido oposto à interdição, garantindo assim a circulação dos veículos sobre a ponte.

A SMTT orienta aos condutores que redobrem a atenção ao passar pelo local, e se possível, utilizem rotas alternativas, a exemplo das avenidas Delmiro Gouveia, Adélia Franco, Paulo VI, Augusto Franco, Etelvino Alves e José Carlos Silva.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!