Resultados preliminares do Saese estão disponíveis para consulta dos gestores escolares
25/01/2023 08:27 em Últimas Notícias

A previsão é que dia 10 de fevereiro a Seduc disponibilize o resultado final do Sistema de Avaliação

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) divulga nesta terça-feira, 24, os resultados preliminares da segunda edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), ocorrida no período de 7 a 18 de novembro de 2022, envolvendo as redes públicas estadual e municipais. Nesta fase, apenas os diretores das unidades de ensino receberão os códigos de acesso em seus e-mails e poderão consultar os resultados por meio do Portal da Educação, no link Saese – Resultado Preliminar 2022. A Seduc divulgará o resultado final no dia 10 de fevereiro.

“Estamos na fase de analisar os resultados preliminares das escolas. O diretor acessa o resultado, faz a análise. Se ele quiser fazer a interposição de recursos, ele encaminha para a Cesgranrio, que tem uma comissão e fará a análise. Os diretores receberão as informações da própria Cesgranrio”, explicou chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional da Seduc, Kátia Travassos.

Essa foi a segunda vez que o Estado de Sergipe, em parceria com os municípios, realizou uma avaliação externa em larga escala, com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos sergipanos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Além dos testes de proficiência, foram aplicados questionários contextuais, abordando aspectos socioeconômicos, profissionais, de gestão, entre outros. As respostas adquiridas vão ajudar a entender os resultados das avaliações que aferem o nível de aprendizagem dos alunos.

A divulgação dos resultados preliminares foi realizada pela Fundação Cesgranrio, instituição que, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por intermédio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), teve a responsabilidade de construir e gerenciar a logística de aplicação do Saese.

“A previsão da divulgação final é de 10 de fevereiro. Em seguida, as escolas estarão com seus dados nas plataformas de devolutivas para as semanas de planejamento de 13 a 17 de fevereiro, bem como as ações de jornadas das redes municipais”, destacou Joniely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional.

Idese

Os resultados do Saese irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências.

Sergipe foi o 20º estado brasileiro a implantar um sistema de avaliação próprio, que aferirá os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa (leitura) e Matemática (resolução de problemas) dos alunos sergipanos. Para mais informações, o contato é com o SEGSAE /CEAVE (79) 3194-3365.

Acesse aqui o resultado preliminar

Cronograma Saese 2022 – Devolutivas

Publicação dos resultados preliminares - 24/01/2023

Interposição dos recursos a partir dos resultados preliminares - 24/01/2023 a 31/01/2023

Análise dos recursos a partir dos resultados preliminares - 24/01/2023 a 03/02/2023

Publicação dos resultados finais (Plataforma de Devolutivas) - 10 de fevereiro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!