Secretária Sarah Andreozzi expõe estabilidade fiscal das contas públicas
07/03/2024 07:05 em Últimas Notícias

Recepcionada pelo presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação, deputado estadual Luciano Pimentel (PP), a secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sarah Tarsila Andreozzi, retornou à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para apresentar o relatório do 3º quadrimestre de 2023, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo destacado pela gestora, ao longo dos últimos meses o Governo de Sergipe tem multiplicado as ações de fortalecimento das contas públicas, fidelidade à responsabilidade fiscal, bem como atraído empresas responsáveis por impulsionar a oferta de empregos. Pela terceira vez, Sarah Andreozzi esteve acompanhada de assessores para proferir a respectiva explanação na Sala de Comissões Deputado Guido Azevedo, sede da Casa Legislativa.

Ao lado do presidente da comissão, também marcaram presença os parlamentares: Cristiano Cavalcante (União Brasil) – vice-presidente; Linda Brasil (Psol) – líder da bancada de oposição –; Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), Neto Batalha (PP), Maisa Mitidieri (PSD), Carminha Paiva (Republicanos), e Garibalde Mendonça (PDT), estes, membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação. Minutos antes de iniciar a apresentação, a secretária revelou que se sente confortável em se reunir novamente na Alese para apresentar detalhes das atividades desenvolvidas pela Sefaz. De acordo com Sarah, estar na Alese fortalece o diálogo e a harmonia entre os poderes, e permite que o Estado esteja alinhado aos pleitos apresentados junto aos 24 parlamentares que compõem a 20ª Legislatura.

“Desde o primeiro momento sempre fomos muito bem recebidas por todos que compõem a Assembleia Legislativa. Temos o nosso momento de apresentação de dados respeitado, respondo aos questionamentos que são expostos por cada um, e, desta forma, contribuímos para que os avanços cheguem cada vez mais rápido. Nossa preocupação é sempre respeitar a responsabilidade fiscal, e, agindo desta forma, temos conseguido ampliar cada ponto chave capaz de proporcionar o progresso que Sergipe merece”, destacou. No decorrer da audiência, a deputada Linda Brasil se mostrou preocupada com a realização de concursos públicos e sobre o índice de sonegação fiscal. A parlamentar defende a realização de novos concursos como mecanismo de qualificação dos serviços ofertados à população.

“Temos monitorado com o máximo de atenção essa questão de sonegação, mas não temos como mostrar estes números exatos agora. Já no que se refere à realização de concursos públicos, eu sou servidora concursada, a equipe que me acompanha hoje é formada por maravilhosos servidores concursados; defendo o concurso. O que assistimos é um governo que se preocupa com essa pauta e demonstra interesse em ampliar essas ofertas. Para evitar prejuízos nos cálculos públicos, estes anúncios acontecem paulatinamente”, disse. Durante a sabatina, o deputado Cristiano Cavalcante enalteceu que o trabalho desenvolvido pelo setor econômico do Governo de Sergipe tem contribuído para que programas representativos possam ser apresentados ao povo sergipano. Ao fortalecer a respectiva fala, o parlamentar citou o programa Acelera Sergipe.

Anunciado nesta terça-feira (05), o ato tem como principal meta atender às demandas por melhorias estruturais, impulsionando o crescimento econômico e aprimorando a qualidade de vida. Conforme destacado por Cristiano, o Acelera Sergipe trata-se de uma somação de esforços para obras de infraestrutura no intuito de acelerar a economia, gerando emprego e renda para a população. Este programa contempla ações operacionais de pequeno e médio porte, sendo 80 obras em 49 municípios nessa primeira fase, as quais somam um investimento superior a R$ 200 milhões. De acordo com a secretária, o planejamento estratégico resultou em benefícios para o estado no ano de 2023, e, até o final deste ano, a perspectiva é que os registros positivos sejam ampliados.

“A renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, foi uma deliberação bem articulada para que fosse possível contemplar o estado de Sergipe em geral. Ao agir neste formato, conseguimos apresentar o nosso estado às empresas nacionais e multinacionais, que possuem estrutura para abrir polo produtivo em um dos nossos 75 municípios, e, consequentemente, elevar nossa economia, por exemplo, através da contratação de trabalhadores. Temos a plena convicção que a apresentação do relatório do primeiro quadrimestre deste ano será composto por resultados ainda melhores para Sergipe e para o povo sergipano”, completou Sarah Andreozzi.

 

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!