Offline
Sistema de monitoramento em tempo real garante eficiência no serviço de coleta domiciliar em Aracaju
11/06/2024 10:16 em Últimas Notícias

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), trabalha constantemente para garantir a eficiência na coleta de lixo domiciliar. A administração conta com uma tecnologia que desempenha um papel determinante no sucesso da coleta na capital sergipana, realizando o monitoramento via GPS para acompanhar os caminhões em tempo real.    

 

O sistema permite a rápida resolução de qualquer situação que possa ocorrer. Através da sala de monitoramento, os profissionais verificam a rota de cada caminhão, quem está no veículo, por onde ele passou e quanto tempo ficou parado. Também é possível saber exatamente o peso que está sendo carregado e quantos quilômetros foram percorridos. 

 

De acordo com o gerente de engenharia da Emsurb, Carlisson Ferreira, a logística da coleta em Aracaju é complexa, contudo, eficiente, e contempla 22 bairros por dia, com alguns recebendo coleta diária, como o bairro Centro, onde há uma concentração maior de estabelecimentos comerciais, e em outros onde há quantidade elevada de condomínios residenciais, como o Jardins.

 

“Nós sempre fizemos o monitoramento de toda equipe, justamente para saber se tudo estava funcionando como planejado. A diferença é que antes esse serviço funcionava manualmente, mas agora fazemos com o apoio dessa ferramenta tecnológica. Tudo ficou mais ágil e eficiente. A partir desse monitoramento em tempo real, respondemos à população imediatamente, conseguimos saber as ruas que a equipe já passou, qual serviço está sendo realizado, quando vai acontecer novamente”, detalha o gerente.

 

Ainda de acordo com Carlisson, outra ferramenta que também chegou para complementar os serviços da administração municipal foi a plataforma ‘Mapzer’. “Esse sistema contratado pela Emsurb monitora a cidade, de rua em rua, tirando foto e utilizando a inteligência artificial para apontar o que tem naquele registro. Desta forma, conseguimos saber o que está acontecendo naquela região. Quando está acontecendo alguma obra de construção civil, por exemplo, conseguimos saber os materiais que estão sendo utilizados. Caso a obra já tenha sido finalizada, conseguimos saber que tem entulho para ser recolhido”, explica Carlisson. 

 

O suporte tecnológico permite a obtenção de dados relevantes para o planejamento de ações pontuais, com base no cruzamento de informações das rotas nos bairros. Além disso, também há fiscais nas ruas que acompanham a coleta, tanto na saída dos caminhões das garagens da empresa Torre, quanto na chegada. Todo esse esforço tem tornado Aracaju uma das capitais mais limpas do Nordeste. A Prefeitura de Aracaju transformou a gestão de resíduos em um modelo de eficiência e responsabilidade ambiental.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!